Com vocês......Vitor Fontes
Voltamos à ditadura
Ouço muitas histórias de meus avós, tios e até mesmo desconhecidos. Li muito e estudei durante o colégio sobre o triste e obscuro período da ditadura militar em nosso país. Junto com isso é de se notar a ditadura em diversos outros paises proveniente de um pensamento que começou lá atrás com Hitler e companhia limitada.
Por que estou dizendo isso? Talvez porque estamos voltando a esta etapa em nossa sociedade, a começar pelo nosso quintal de casa onde estudantes fazem suas manifestações na USP com o objetivo de voltarem a terem aulas e são repreendidos por isso. Indo mais fundo é só olhar para o lado, mais precisamente para nossos “amigos” da Venezuela onde o mais novo general Hugo Adolf Chávez, mandou fechar a mais antiga emissora de TV do país a RCTV e em seu lugar, entrou no ar uma nova “programação fantasia”, na qual só se fala no lindo e maravilhoso governo de Hugo Chávez, e porque ele fez isso? Puro e simplesmente porque a emissora era contra os pensamentos do governo de Chávez, mais até onde conheço e aprendi, a liberdade de expressão é sem dúvida a mais completa demonstração de democracia e um tapa na cara em toda e qualquer censura ou ditadura imposta em um país.
Indo mais a frente podemos observar a gigante Rússia. Ora é uma potencia na Europa dona de um território imenso e que tem força política, mas o que chamou a atenção esta semana no gélido país foi a manifestação dos gays e homossexuais pelas ruas de Moscou, que tem aumentado de forma considerável, pedindo para o presidente que oficialize festas do orgulho gay, e a resposta foi muito tiro seguido de pancadaria e prisões.
O que está sendo dito e alertado é que podemos estar voltando para um período que manchou nossa historia e quando é dito nossa, não cabe apenas a uma nação e sim a muitas.
È preciso parar e pensar onde estes novos governantes aventureiros querem chegar, quais seus pensamentos e ideologias. O tempo passa e os ensinamentos insanos e retrógrados de tempos atrás parecem estar ressurgindo, agora com outras formas de ação ou de calar o povo, mas sempre com o mesmo propósito.
Quero envelhecer e eu mesmo contar a historia como ouvi dos mais velhos, porém dispenso o capitulo da nova ditadura instalada na sociedade.
Nota: Vitor Fontes é estudante de jornalismo, tem 19 anos, e trabalha na parte gráfica do diário Lance!
Um comentário:
Ditadura.
Censura.
Respeito.
[Aos outros e a si próprio]
.
.
.
Tudo que foi dito no texto acontece diante de nossos olhos.
E eu pergunto: será que nós, futuros jornalistas, sabemos o real significado das palavras citadas acima?
Será mesmo que podemos criticar ou lutar por algo se no "nosso quintal" não colocamos em prática o que acreditamos?
Fica a dúvida.
Como citações são minha marca registrada, deixo uma que se aplica a muitos (quem sabe até a todos nós)
"Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim"
(Millôr Fernandes)
Beijos.
Postar um comentário